Na mídia

biblioteca
homofobia
livro

Notícias de homofobia no Brasil

18 de julho, 2016

Homofobia-capajpg-pequeno

Debora Diniz e Rosana Medeiros de Oliveira [Orgs.]

  • Editora: LetrasLivres
  • ISBN: 978-85-98070-38-4
  • Páginas: 218

DESCRIÇÃO

O livro Notícias de homofobia no Brasil, organizado por Debora Diniz e Rosana Medeiros de Oliveira, analisou dados do Observatório sobre Direitos Sexuais nas Mídias Brasileiras, que monitorou diariamente, por seis meses, um conjunto de mais de 600 veículos noticiosos (jornais, revistas, portais, sites e blogs), em plataformas impressas e digitais, entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2013. Foram analisadas 6.647 notícias. Com financiamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a pesquisa foi executada pela Anis – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, e seus dados analisados por um conjunto de especialistas no campo das Ciências Sociais e Humanas, Direito, História, Comunicação e Gênero.

 

Os textos foram escritos à luz dos dados encontrados no universo analisado pelos especialistas. Foram abordados temas como o enquadramento da notícia como questão política para o campo dos direitos humanos; o enquadramento da violência homofóbica; controvérsias políticas e morais sobre a violência homofóbica; lesbofobia, violência e precarização da vida; além de questões legais, jurídicas e de direitos humanos. O livro também faz uma discussão aprofundada sobre o uso da imagens de vítimas e sobreviventes da violência homofóbica e crimes de ódio. Em um dos capítulos, a antropóloga Debora Diniz entrevista Daniel Borrilo, um dos maiores especialistas sobre homofobia da atualidade. Ao final do livro, a artista Valentina Fraiz desenhou uma imagem pelo direito da população LGBT viver sua sexualidade e estar no mundo. A imagem da artista precede um memorial em homenagem às vítimas e sobreviventes identificados nas matérias analisadas.

 

Para o sociólogo Luiz Mott, que escreveu a orelha da publicação, “os capítulos de Notícias de homofobia no Brasil reconstroem, com sólida argumentação sociológica, o dramático quadro da homofobia no Brasil de nossos dias, demonstrando o quanto os valores da heteronormatividade desqualificam, marginalizam e violentam os praticantes do “amor que não ousava dizer o nome”.

 

Com textos de Andréa Rufino, Cecilia Froemming, Debora Diniz, Gabriela Rondon, Irina Bacci, Lina Vilela, Luiz Gustavo Oliveira de Souza, Malu Fontes, Roger Raupp Rios, Rosana Medeiros de Oliveira, Sinara Gumieri e Tobias Sponchiado, o livro  mostra que a homofobia é realidade e notícia. Mas é também segredo. Quem fala e quem sofre homofobia no Brasil? A obra perseguiu as notícias sobre homofobia pelo que jornais, revistas, portais e blogs divulgaram. Os autores deram nome e rosto às histórias de injúria, discriminação e violência.

 

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: A DOAÇÃO ESTÁ CONDICIONADA À DISPONIBILIDADE EM ESTOQUE E AO PAGAMENTO DO FRETE.

FAÇA O DOWNLOAD DO ARQUIVO EM PDF ABAIXO.

[/vc_column_text][vc_btn title=”DOWNLOAD” color=”juicy-pink” link=”url:http%3A%2F%2Fanis.org.br%2Fbiblioteca%2F2014-11%2FNoticias-de-homofobia-no-Brasilpdf.pdf||target:%20_blank|”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vcex_social_links social_links=”%5B%7B%22site%22%3A%22youtube%22%2C%22link%22%3A%22https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fchannel%2FUCLEnSx2zVwo3KPpCU5h64_w%22%7D%2C%7B%22site%22%3A%22facebook%22%2C%22link%22%3A%22https%3A%2F%2Fpt-br.facebook.com%2FAnisBioetica%22%7D%2C%7B%22site%22%3A%22twitter%22%2C%22link%22%3A%22https%3A%2F%2Ftwitter.com%2Fanis_bioetica%3Flang%3Dpt%22%7D%5D” style=”minimal-rounded” align=”right” size=”20″ width=”30″ height=”30″][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe nas suas redes!!