Na mídia

Vozes
Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/u180249597/domains/anis.org.br/public_html/wp-content/themes/anis/functions.php on line 33
style="background-image: url( )">

Violência contra as mulheres em universidades

15 de dezembro, 2015

Sabemos o roteiro das histórias favoritas da vida universitária: novas amizades, disciplinas adoradas e odiadas, happy hours, movimentos estudantis. Mas há outras histórias sobre as quais precisamos falar urgentemente. São casos em que salas de aula e salas de casas, ruas de dentro e de fora dos campi se assemelham na apropriação patriarcal de corpos de mulheres. Nosso tema da semana é a violência contra mulheres em universidades.

Muitas estudantes são recebidas nas universidades com trotes humilhantes, ao som de baterias estudantis cantando que “não é estupro, é sexo surpresa”. Há meninas e mulheres que sofrem violência sexual cometida por colegas em festas e sobrevivem em silêncio por saber das chances de ouvir de autoridades, familiares ou amigos, “mas você bebeu demais”. Muitas desistem de frequentar certos espaços universitários. Outras tantas convivem com professores que fazem graça de estupro e violência em sala, tratam-nas com condescendência ou as assediam. Para muitas mulheres, a experiência universitária é menos sobre aprendizado, e mais sobre resistência.

A redação do último ENEM teve como tema a persistência da violência contra as mulheres no país. Houve quem reclamasse que o assunto não teria lugar na educação. Por aqui não temos dúvida: a hostilidade de universidades às mulheres demonstra o quanto a igualdade de gênero é tema indispensável ao exercício da cidadania e à garantia de direitos dentro e fora de universidades.

 

Compartilhe nas suas redes!!