O Ministério das Mulheres, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), lançará nesta sexta-feira (16) um curso para capacitar trabalhadores de bares e restaurantes a implementarem o Protocolo “Não é Não”, que visa combater a violência e o assédio sexual e proteger as mulheres em eventos públicos. Sancionada pelo presidente Lula (PT) em dezembro de 2023, a norma prevê que mulheres vítimas de assédio têm de ser “prontamente protegidas pela equipe do estabelecimento a fim de que possam relatar o constrangimento ou a violência sofridos”, além de “ser imediatamente afastada e protegida do agressor”
Segundo a legislação, locais que comercializam bebidas alcoólicas devem contar com pelo menos uma pessoa capacitada para agir conforme protocolo. O curso, coordenado pela professora Débora Diniz, é online e gratuito. Ele faz parte da iniciativa “Circuitos Não é Não” que trabalha para implementar a norma no pais.
MEMÓRIAS IMPRESSAS
O escritor Luiz Schwarcz, fundador da Companhia das Letras, recebeu convidados para o lançamento do livro “O Primeiro Leitor – Ensaio de Memória”, na quarta-feira (14). A historiadora Lilia Schwarcz, sua mulher e cofundadora da editora, e o filho do casal, o editor Pedro Schwarcz, acompanharam a celebração na Livraria da Travessa do shopping Iguatemi, em São Paulo. O médico e colunista da Folha Drauzio Varella, a atriz Regina Braga e o diretor artístico da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), Mauro Munhoz, marcaram presença.
com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI, MANOELLA SMITH e VICTÓRIA CÓCOLO