A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e a Anis – Instituto de Bioética lançam a versão atualizada e expandida da cartilha “Gravidez Indesejada na Atenção Primária à Saúde (APS): as dúvidas que você sempre teve, mas nunca pode perguntar”.
Esta edição traz atualizações importantes, incluindo novas diretrizes do Ministério da Saúde sobre cuidados em aborto, e questões centrais como a interseccionalidade em saúde, com foco em aborto, raça e classe social, e a violência sexual, incluindo a Lei do Minuto Seguinte, que garante o atendimento a mulheres vítimas de violência.
Também é discutido o aborto legal em casos de risco de vida à pessoa gestante, a entrega protegida e os limites da objeção de consciência no contexto da prática do aborto legal. Além disso, a cartilha agora conta com quatro novas histórias em quadrinhos que ilustram os novos temas e facilitam a compreensão de profissionais e pessoas usuárias dos serviços de saúde.
Destinada principalmente a profissionais de saúde da Atenção Primária, a cartilha também pode ser útil para profissionais do direito, da educação, assistência social, ativistas de direitos humanos e coletivos feministas.
A versão online é a melhor para visualização, com acesso fácil e rápido ao conteúdo completo. Para quem preferir a versão impressa, recomendamos fazer o download para garantir a melhor qualidade de impressão. Para baixar, clique aqui.