updraftplus
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u180249597/domains/anis.org.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114polylang
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u180249597/domains/anis.org.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114Na programação: lançamento de exposição sobre mulheres do Tijolinho, lançamento de canal de atendimento online, pautas da visibilidade trans e mesas de conversa
Por Jéssica Pires/ Maré de Notícias Online
A Casa das Mulheres da Maré, espaço da Redes da Maré que fomenta o protagonismo das mulheres da região, promoveu ontem (18/3), um evento de lançamento de um novo canal de comunicação para mulheres da Maré. O “Maréas” faz parte da frente de direitos sexuais e reprodutivos da casa e irá acolher, informar e orientar moradoras que tenham dúvidas ou precisem de apoio neste campo e outros, pelo WhatsApp (21) 999246462.
“Esse evento foi pensado há meses pela Casa das Mulheres da Maré junto com a ONG Anis, com o intuito de divulgar e celebrar o lançamento desse espaço online e seguro para que mulheres mareenses possam levar suas demandas e também conta com uma programação pensada a dedo com a presença de mulheres que pautam a vida das mulheres em diversos campos”, comenta Andreza Dionísio, mobilizadora da Casa.
O evento contou com uma programação especial em homenagem ao mês das mulheres. A casa lançou um curso de manicure para jovens de 14 a 18 anos, que terá inscrições abertas de 21 à 31 de março, pelas redes sociais e site da Redes da Maré, intervenção artística com grafite com Amora, entrevista e bate papo sobre Visibilidade Trans, empreendedorismo com Brechó Jeans Ancestral e Brigadeiria da My, Roda de Samba com “Pra Elas” e a Exposição: 8 Mulheres, 8 de Março – Mulheres do Tijolinho.
Representatividade feminina ganha ainda mais espaço
A exposição Mulheres do Tijolinho, com a série 8 de março e 8 mulheres nasceu do olhar sensível da artista e moradora da Maré, Kamila Camillo. Em sua terceira edição, a exposição apresentou um estudo antropológico de mulheres da região conhecida como “Tijolinho”, localizada na Favela Nova Holanda, no Conjunto de Favelas da Maré. O centro desta narrativa está em “como essas 8 mulheres desejam ser vistas pelo mundo”.”Mulheres do Tijolinho vem em lugar de dizer que a mulher tem sim autonomia, tem sim direito de escolha de ir e vir, tem sim direito de escolher como quer se mostrar para o mundo e não tem ninguém que vá dizer algo para ela que não seja aquilo que é desejo dela”, comenta Kamila Camillo, artista autora da exposição.
Diversidade é ponto de discussão
“Ser quem somos nos faz vítima, nos faz alvo”, sintetizou Lúcia Xavier, ativista dos direitos humanos das mulheres negras e coordenadora da ONG Criola, em entrevista com Gilmara Cunha, diretora geral do Grupo Conexão G. Gilmara contextualizou um pouco dos desafios e lutas, assim como possibilidades de políticas efetivas para a população LGBTQI de favela. “Quando passarmos a ser naturais entre vocês a visibilidade trans terá feito sentido”, chamou atenção Indianara Siqueira presidente do grupo Transrevolução e da Rebraca LGBTIAPNB+No no bate-papo sobre visibilidade trans que teve também Jaqueline de Jesus, professora de psicologia da IFRJ, Maria Eduarda, advogada, presidente do Grupo pela Vidda RJ e Conselheira LGBT do Estado do Rio, Lohana Karla, manicure e coordenadora do Instituto Trans da Maré, Bárbara Sheldon e mediação de Quitta Pinheiro. Também foi promovido um desfile com mulheres travestis no evento.
O evento reuniu cerca de 100 pessoas em frente à Casa das Mulheres da Maré, na Rua da Paz, no Parque União e foi disponibilizado testes rápidos para Covid19 e HIV.