Vozes da Igualdade é o projeto de comunicação em redes sociais da Anis


Toda semana, escolhemos um tema sensível de direitos humanos para guiar uma conversa franca em redes sociais. Produzimos textos, vídeos e imagens, à espera de que outras vozes se juntem a nós nesse parlatório por igualdade e direitos.

Acompanhe nossos textos:

abril 20, 2016

Patriarcado e crise política

Na votação que aprovou a abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, a multidão de homens brancos que compõem a Câmara dos Deputados mostrou o que move nossa democracia representativa. Em vez de votar sobre a prática de crime de responsabilidade fiscal pela presidenta, deputados votaram pelo desrespeito à laicidade do Estado, pela discriminação a pessoas e famílias fora da heteronorma, pelo autoritarismo saudoso da tortura da ditatura militar.
abril 16, 2016

Universidade e maternidade

No último domingo, a Câmara dos Deputados aprovou a abertura do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. O critério da votação deveria ter sido se Dilma cometeu crime de responsabilidade. Mas a criatividade parlamentar foi longe, e muitos deputados que votaram pelo impeachment o fizeram em “defesa da família”.
abril 10, 2016

Proibição de gênero na escola

As más ideias legislativas espalham-se rapidamente. O projeto de amaldiçoar a palavra gênero ganhou força no Congresso Nacional nos debates do Plano Nacional de Educação em 2014, e alcançou câmaras estaduais e seus respectivos planos em 2015. Agora são os vereadores de Teresina que avançam o passo do retrocesso covarde: não é suficiente sumir com o termo nas diretrizes escolares; é preciso proibir que se fale sobre ele. O recém-aprovado projeto de lei municipal n. 20/2016 pretende impedir o uso de qualquer tipo de material, de livros didáticos a filmes, que contenha “manifestação da ideologia de gênero” nas escolas públicas da cidade.
abril 5, 2016

Objeção de consciência e polarização política

Uma médica pediatra se recusou a seguir atendendo um bebê de um ano porque a mãe dele é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Diante de denúncia feita pela mãe da criança, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS) se apressou em defender a médica, alegando exercício de objeção de consciência, previsto no Código de Ética Médica.
março 27, 2016

PL de prevenção ao aborto

A Câmara Legislativa do Distrito Federal está prestes a decidir que mulheres grávidas devem ter acesso a serviços de saúde e a programas de assistência social. Não há inovação na proposta; à primeira vista, pareceria uma tentativa de focalizar políticas já existentes para futuras mães. O detalhe perverso é que o Projeto Legislativo n. 217/2015, do deputado da bancada evangélica distrital Rafael Prudente (PMDB), deixa claro que seu público-alvo são apenas as mulheres que não querem ser mães: para isso, propõe criar o Programa Distrital de Prevenção ao Aborto, Abandono de Incapaz e Administração das Casas de Apoio à Vida, que se encarregaria de casos de gravidez acidental, indesejada e decorrente de estupro.
março 20, 2016

Xuxa e os meninos no sinal

“Você conhece o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente], Xuxa?” Essa foi uma das perguntas que a apresentadora de televisão recebeu ao postar uma foto em que está no banco de motorista de um carro, ao lado de três meninos negros com bolinhas que sugerem que faziam malabarismo em um semáforo.
março 15, 2016

Bichas em novelas

Entra novela, sai novela, e seguimos nos perguntando: vai ter beijo lésbico, beijo gay, beijo trans? Independente de quem beija, qualquer beijo é só beijo; o qualificador é uma provocação política sobre as histórias da telinha que decidem parar de fingir que afeto e planos de vida compartilhada só existem dentro da norma heterossexual da vida.
março 11, 2016

Feminismo nas escolas

Um grupo de meninas de um colégio tradicional de Porto Alegre criou um abaixo-assinado para exigir que a direção as deixasse usar shorts para ir à aula. No manifesto, escrito por uma estudante de 15 anos, dizem "exigimos que a instituição deixe no passado o machismo, a objetificação e sexualização dos corpos das alunas".
fevereiro 25, 2016

Zika e gênero

A epidemia de vírus zika associada a más-formações e complicações neurológicas fetais afeta desproporcionalmente as mulheres. Já dissemos por aqui: as mulheres são tratadas como as principais responsáveis pelo planejamento familiar, ou seja, pela decisão de quando, como e quantos filhos ter.
fevereiro 17, 2016

Mais prisão para aborto

O deputado está desinformado: anunciamos o planejamento de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir que mulheres infectadas pelo vírus zika tenham acesso à informação e direito a interromper a gestação, se assim o desejarem. Não há conversa sobre aborto em caso de microcefalia ou outras más-formações no feto, mas sim direito de escolha para mulheres angustiadas e desamparadas pelo estado de epidemia, que ameaça sua saúde psicológica, física e social.
fevereiro 14, 2016

Bullying nas escolas

Acaba de começar a valer a Lei 13.185/2015, que criou o programa de combate ao bullying, traduzido para o português como intimidação sistemática. Diz a lei que a prática pode envolver agressões físicas, xingamentos, ameaças, isolamento, chacota e até assédio sexual. Talvez por isso usemos a palavra em inglês: para distrair o espanto de saber que pode haver tanta violência entre crianças e adolescentes no espaço escolar, que deveria ser seguro.
fevereiro 10, 2016

Tortura no Ceará

O sistema é chamado de socioeducativo, e a Lei 12.594/2012 fala de “integração social do adolescente e a garantia de seus direitos individuais e sociais” como um de seus objetivos. Para os 865 adolescentes que cumprem medida de internação no Ceará, socioeducação tem outro significado: viver em celas superlotadas, sem colchões ou com chão constantemente molhado por infiltrações, sem escola ou atividades educativas, com alimentação precária, sem cuidados médicos para ferimentos, doenças e sofrimento mental e sem contato com a família. Profissionais do Centro de Defesa da Criança e do Adolescentes (Cedeca) cearense descrevem as frequentes rebeliões como “esperadas” diante da sobrevivência nessas condições.
fevereiro 4, 2016

Não grite eugenia: ouça as mulheres

por Debora Diniz   Eu queria que você me escutasse: por favor, não grite “eugenia!” Essa é uma palavra maldita, carrega um passado de pânico e […]
fevereiro 3, 2016

Zika e aborto

A epidemia de zika vírus é hoje uma preocupação global. É época de temor para mulheres, pois a infecção por zika durante a gravidez pode provocar singularidades neurológicas no feto. Países onde o aborto é legalizado e faz parte dos direitos reprodutivos das mulheres observam atentamente o Brasil, e perguntam: o que será feito para proteger a saúde das mulheres por aqui?
janeiro 29, 2016

Trans e cirurgia

Bernardo Gonçalves cansou de esperar atendimento em um hospital público. Criou uma campanha online para arrecadar dinheiro para fazer uma mamoplastia masculinizadora. Bernardo é um homem trans, e o busto faz-lhe viver encurvado e apertado em uma faixa compressora. A cirurgia lhe permitirá esticar a espinha e caminhar sem dor pela rua, respirar melhor enquanto ensina crianças a tocar instrumentos musicais.
janeiro 20, 2016

Enem e Violência

Quando o tema da redação do Enem 2015, a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira, se tornou conhecido, houve quem comemorasse a relevância do assunto para a cidadania — como nós, do Vozes da Igualdade. Mas houve também quem reclamasse de uma “doutrinação feminista” ou quem, por ingenuidade ou má-fé, questionasse o tema afirmando que o número de homens afetados por violências diversas seria tão maior.
janeiro 15, 2016

Bebê índio morto

Em 30 de dezembro de 2015, Vitor Pinto, um bebê indígena Kaingang de 2 anos, foi assassinado por um homem branco enquanto comia no colo da mãe, Sônia. Mãe e bebê aguardavam na rodoviária de Imbituba, em Santa Catarina, enquanto o pai, Arcelino, a irmã Elionai e o irmão Jessé trabalhavam vendendo artesanato para turistas.
dezembro 23, 2015

Zika vírus

O tema não é simples, por isso vamos por passos: aumentou o número de casos registrados de recém-nascidos com microcefalia no país, especialmente na região nordeste. Microcefalia é uma má-formação cerebral que pode provocar problemas graves no desenvolvimento de crianças. Na tentativa de entender esse surto recente, autoridades de saúde levantaram a hipótese de que os casos estejam associados a infecções pelo vírus zika sofridas pelas mulheres grávidas.
dezembro 15, 2015

Violência contra as mulheres em universidades

Sabemos o roteiro das histórias favoritas da vida universitária: novas amizades, disciplinas adoradas e odiadas, happy hours, movimentos estudantis. Mas há outras histórias sobre as quais precisamos falar urgentemente. São casos em que salas de aula e salas de casas, ruas de dentro e de fora dos campi se assemelham na apropriação patriarcal de corpos de mulheres. Nosso tema da semana é a violência contra mulheres em universidades.
dezembro 11, 2015

Sociedade sem manicômio

O anúncio da substituição da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde deixou movimentos da luta antimanicomial em rebuliço. O antigo coordenador, Roberto Tykanori, ajudou a denunciar maus-tratos que levaram ao fechamento de um manicômio dirigido por anos pelo novo nomeado, Valencius Duarte W. Filho. As diferenças de currículo são indícios de retrocesso na política de atenção a pessoas em sofrimento mental: de uma rede territorial e comunitária de cuidado em liberdade, construída pela reforma psiquiátrica, para o modelo anterior de isolamento e tratamentos degradantes em máquinas de abandono disfarçadas de hospitais.