Na mídia

artigo
imprensa
notícia

Nota de pesar – Saudades eternas de Vanessa Dios

25 de novembro, 2018

A equipe e a diretoria da Anis – Instituto de Bioética lamentam o falecimento da querida amiga, colega e presidenta do conselho diretor, Vanessa Dios. Vanessa faleceu em 25 de novembro de 2018, cercada por familiares e amigos, após uma longa jornada contra o câncer de mama.
“A experiência profissional de Vanessa no cuidado de mulheres que sofreram violência doméstica e sexual em sua atuação como psicóloga de um serviço de aborto legal, combinada com sua formação acadêmica como pesquisadora, foi uma inspiração para jovens ativistas no Brasil. Sua voz como profissional de saúde e escritora em direitos humanos inspirou dezenas de jovens brasileiras a trabalhar pelos direitos das mulheres e também a prosseguir em suas carreiras acadêmicas. Seu próximo livro “A palavra da mulher” certamente oferecerá inspiração sobre saúde sexual e reprodutiva para muitas gerações de pesquisadoras e ativistas. Vanessa era mãe de dois filhos, o que lhe oferecia uma conexão íntima com a vida das mulheres. Sua resistência ao câncer de mama não foi definida como uma “batalha”, mas um testemunho de como a vida das mulheres pode ser diferente quando há acesso adequado e justo aos cuidados de saúde”, observou Debora Diniz, uma das fundadoras da Anis e amiga de longa data de Vanessa.
Luciana Brito, Gabriela Rondon e Sinara Gumieri, coordenadoras da Anis, disseram que “Vamos nos lembrar do apoio de Vanessa nas atividades cotidianas da organização, seu senso de justiça e capacidade de ouvir, seu compromisso mais profundo com o cuidado, a justiça e a garantia de direitos. Sentiremos falta da sua voz cheia de doçura e serenidade, mesmo nas situações mais difíceis pelas quais passamos. Vanessa tinha um compromisso pessoal com os direitos das meninas. Ela costumava dizer: ‘eu amo adolescentes’. Nosso compromisso é que a Anis continue seu trabalho na luta por saúde sexual e reprodutiva e garantia de direitos de meninas como uma agenda prioritária”.
Vanessa foi responsável por coordenar o trabalho da Anis durante a epidemia de zika no Brasil. Seu apoio técnico também foi fundamental na ação pela descriminalização do aborto no Supremo Tribunal Federal. Sua longa experiência em apoio aos direitos sexuais e reprodutivos continua sendo fundamental para que nossas atividades em pesquisa e advocacy tornem nosso país um lugar melhor para mulheres e meninas.
Oferecemos nossas sinceras condolências à família e amigos de Vanessa Dios. Nossos mais sinceros sentimentos a seu marido, Wilson Barbosa, e seus dois filhos, seus pais, seu irmão e sua irmã Tetê Dios, também há muito tempo apoiadora da Anis.
Sentiremos muitas saudades de Vanessa.

Compartilhe nas suas redes!!