A Anis – Instituto de Bioética registra seu enorme pesar pela perda prematura da professora Lourdes Bandeira no último domingo, 12 de setembro de 2021.
Lourdes teve renomada atuação na Universidade de Brasília, como professora titular do Departamento de Sociologia desde 2005, e na coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Mulher – NEPEM. Sua atuação na pesquisa e ensino nas temáticas de gênero, feminismo, conflito e violência nas relações de gênero, cidadania, mulheres e políticas públicas se tornaram imprescindíveis para a consolidação dos estudos de gênero do país.
Destacamos que suas pesquisas e publicações sobre violência de gênero e feminicídio se tornaram referências não apenas na academia, como também no impulsionamento de políticas de enfrentamento da violência contra as mulheres.
Lourdes construiu também notável contribuição na vida pública, atuando nos governos de Lula e Dilma como secretária executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, onde desempenhou um papel importante na elaboração de políticas públicas para as mulheres, sobretudo nas políticas públicas de enfrentamento da violência contra a mulher.
Reconhecemos o quanto ela dedicou sua vida ao pensamento feminista, construindo lutas junto aos movimentos de mulheres, com as trabalhadoras rurais, na luta do enfrentamento da violência contra as mulheres, dentre outras batalhas. Sua importante trajetória marca a história do feminismo brasileiro, inspirando gerações de estudantes, pesquisadoras e ativistas para a perpetuação das perspectivas feministas e de gênero no Brasil.
Toda nossa solidariedade à família, amigas e amigos mais próximos.
Honramos e agradecemos o seu legado, Lourdes.